31/08/2018

Conheça a história de Vera Lima, recém-formada em Letras pela URCA

Lucélia Muniz
Ubuntu Notícias, 31 de agosto de 2018
Maria Veronilda Bezerra Lima, conhecida como Vera Lima, é a esposa do Cícero Barbosa Cardoso, a mãe do Pedro Victor, do Cícero Vinicius e da Maria Vitória. Novo-olindense, reside com sua família no Bairro Vila Alta em Nova Olinda-CE. É dela a história que vou compartilhar com vocês hoje e me emociona muito cada detalhe da vida desta incansável guerreira.
Mulher, negra, aos 33 anos de idade concluiu o curso de Letras pela Universidade Regional do Cariri-URCA. Vou fazer alguns recortes desta história, pois recebi cerca de 08 páginas onde a mesma conta muitos detalhes da sua vida! Sei que uma matéria é pouco para conseguir colocar cada detalhe desta história.
Até mais ou menos meus sete, oitos anos de idade não lembro ao certo o que devo ter passado, mas minha mãe sempre diz que sofremos bastante que meu pai bebia muito ao passo de esquecer que tinha uma família para sustentar, e isso eu pude ter certeza e lembro com clareza quando comecei a enfrentar todo sofrimento junto com ela”, disse Vera Lima.
Continuou: “E um dos períodos mais marcantes da minha infância foi quando ficamos sem ter onde morar e o único meio encontrado foi ter que irmos morar num prédio abandonado levantado apenas as colunas que mais parecia um viaduto, em que já havia outras famílias morando lá, tendo que dividir o espaço por paredes de papelão e dormir também em cima de papelões.  Era um lugar muito frio de chão encharcado. E se não tínhamos onde dormir imagine o que comer, vestir e calçar.”
“Sonhar, como qualquer criança sonhava naquela época, eu sonhava! Almejava ir para a escola, viver em um lar de verdade, sem brigas entre meu pai e minha mãe, ter o que comer como algumas famílias que conhecia. Não queria ser rica, e sim ter o mínimo para ser feliz”, afirmou.
Sobre sua mãe, Vera falou que a mesma fez de tudo para manter a família unida, conseguindo uma casa para morar, trabalhando na roça e como empregada doméstica, colocando os filhos na escola para estudar. Quando Vera completou seus 14 anos de idade, resolveu começar a ir trabalhar como doméstica para também ajudar a família com as despesas de casa. Daí começou o desafio de conciliar o emprego com os estudos.
“Continuei trabalhando e ora estava estudando, ora desistia. Quando estava estudando sempre fui muito dedicada e inteligente. Cheguei até a começar a escrever poesias quando estava na quinta série, mas não sonhava tanto em ter nada através dos estudos e sim em conseguir um bom homem para casar e formar uma família, talvez a que não havia tido”, disse Vera.
Mãe solteira ainda adolescente, desiludida com o amor, se afastou dos estudos por 08 anos até conhecer Cícero que veria a ser seu esposo, constituindo uma família. Foi ao lado do mesmo que esta começou a batalhar para superar cada dificuldade que surgia e com quem teve seus outros filhos.
No ano de 2010 teve a oportunidade de voltar a estudar através de um Programa do Governo do Estado chamado Projovem Urbano no qual os alunos recebiam uma bolsa de 100 reais. “De início pensei só no dinheiro, e fui me matricular pensando em ir uma vez ou outra para garantir somente o dinheiro mensal, pois não tinha com quem deixar meus filhos”, afirmou.
Continuou: “(...), e vi no Projovem Urbano a possibilidade de realizar os meus sonhos. Sonhos estes que estavam adormecidos e pude acordá-los com mais força e coragem de realizá-los”.
Foi nas aulas deste programa que Vera obteve a certificação de conclusão do Ensino Fundamental voltando inclusive a escrever poesias com o apoio de seus professores. “E tudo deu certo, no dia 21 de Novembro de 2011 aconteceu o lançamento do meu livro intitulado “Acreditando em Mim” título escolhido por perceber que além das pessoas, eu podia acreditar no meu potencial. O lançamento aconteceu no Teatro Violeta Arraes com direito a noite de autógrafos, breakfest, buquê de rosas e tudo. Um dia marcado para ficar na história, mais que esperado por mim e por todos que me incentivaram como meus professores e amigos. Um sonho realizado e a certeza de que todos os outros sonhos podiam se realizar, bastava querer. Neste mesmo mês, recebi o título de Personalidade do Mês de Novembro pela Rede de Blogs de Nova Olinda”, destacou.
  
Vera concluiu o Ensino Fundamental no ano de 2011 e logo no ano seguinte fez sua matrícula na Educação de Jovens e Adultos-EJA na Escola Padre Luís Filgueiras para poder cursar o Ensino Médio. Neste período engravidou de seu terceiro filho, Maria Vitória, e se viu diante de muitos desafios para conseguir concluir o Ensino Médio.
“Terminado o ensino médio, outra vez a oportunidade de sonhar mais alto, fazendo o vestibular para o tão sonhado ensino superior”, disse Vera.  Ela foi fazer as provas do Vestibular da URCA sem muita expectativa, estava muito concorrido e não imaginava que iria passar.
“Mas me enganei, graças a Deus, e passei no vestibular para fazer Letras no ano de 2014. Não acreditei quando soube, vinha chegando em casa dos sítios que estava vendendo roupas, sempre na luta pela sobrevivência da minha família quando uma das minhas colegas da EJA me deu os parabéns e disse que tinha passado”, afirmou Vera.
“Nunca fui esquecida pelo o que fui dentro do Projovem Urbano, ao saberem que estava fazendo faculdade o pessoal da Coordenação geral do programa com o objetivo de aprovar o Projovem Médio fez um grande evento em Brasília e fui convidada a participar como ex projoviana e universitária”, destacou.
“Depois de quatro anos de muita força de vontade e determinação com ajuda de Deus e de todos meus familiares, colegas e amigos consegui terminar minha faculdade. Hoje comemoro com muita alegria essa tão sonhada conquista”, concluiu Vera.
Sobre o futuro, Vera disse que agora está batalhando para conseguir um emprego melhor para continuar ajudando sua família e penso que ela ainda tem muitos sonhos para tirar da “caixinha”. Parabéns Vera! Que sua história ecoe como inspiração para muitos que só precisam de um alento para continuar! 
http://www.ubuntunoticiasce.com.br/2017/08/ubuntu-noticias-oferecimento.html

Um comentário:

Deixe seu comentário mais seu nome completo e localidade! Sua interação é muito importante!