21/06/2018

Hoje, apresento para vocês o Advogado novo-olindense Paulo Ricardo Fonte de Oliveira

Lucélia Muniz
Ubuntu Notícias, 21 de junho de 2018
Paulo Ricardo Fonte de Oliveira é filho do casal de agricultores José da Silva Oliveira (Seu Inácio) e Maria Fonte de Lima Oliveira (Dona Lúcia). Paulo Ricardo sempre estudou em escola pública. Fez os primeiros anos do fundamental na Escola Padre Cristiano Coelho, passou pela Escola José Alencar Alves e concluiu este nível na Escola Avelino Feitosa, no ano de 2006.

Concluiu o ensino médio no ano de 2009, na Escola Estadual Padre Luís Filgueiras. Durante toda vida escolar foi apaixonado por cálculo. Um verdadeiro amante da física e da matemática. E, sempre sonhou com a graduação em Engenharia Civil, ou algo mais próximo deste curso.

Na reta final do 3º ano do Ensino Médio foi aprovado no vestibular da Universidade Federal do Ceará – UFC para cursar Engenharia Agronômica, a qual iniciou no primeiro semestre de 2010. Cursou os 05 primeiros semestres de Engenharia Agronômica. Quando acabou toda a parte de “engenharia” do curso, acabou percebendo que não era o que queria.
 
Prestou ENEM em 2012 e conseguiu uma bolsa de 100% para o Curso de Direito na Faculdade Dr. Leão Sampaio, hoje UNILEÃO, através do ProUni. Até então, não era a primeira opção para seguir a vida acadêmica e profissional. Entretanto, nos primeiros meses do curso acabou se apaixonando por esta área das Ciências Sociais. “Abracei da ideia de me tornar um cientista/operador do Direito”, disse Paulo Ricardo.
A paixão repentina pelo curso de Direito foi intensa. Tanto que 03 meses após o início do curso, ao ter a oportunidade de ingressar na faculdade de Engenharia Civil, sonho de infância, acabou recusando para seguir trilhando este novo caminho.
A conclusão do Curso de Direito aconteceu em dezembro de 2017 pela UNILEÃO, tendo colado grau no dia 02 de fevereiro de 2018. Foi aprovado no XXIII Exame Unificado da Ordem dos Advogados do Brasil em 2017 quando ainda cursava o último semestre do curso. A aprovação no Exame da Ordem é apenas um dos requisitos para inscrição no Quadro de Advogados da OAB.

Esta edição do exame ficou conhecida como “A pior prova de 1ª fase de todos os tempos”, por ter batido o recorde de reprovação. Foram reprovados na primeira fase 86,65% dos 115 mil inscritos no exame.
Atualmente, Paulo Ricardo é sócio proprietário do escritório Fonte & Matos Advocacia e Consultoria Jurídica, com sede na cidade de Nova Olinda – CE. Onde atua, principalmente, como advogado criminalista, bem como na esfera previdenciária.
“Hoje me sinto realizado e feliz com as escolhas que fiz, mesmo tendo aberto mão do sonho de infância. Cursar Direito me proporcionou enxergar a sociedade de uma forma mais preparada, ao passo que cabe ao estudioso do Direito buscar compreender as relações que nela existem e tentar garantir a boa aplicação das normas e regras do nosso ordenamento jurídico, ” destacou Paulo Ricardo.
Sobre a participação de sua família em sua formação, disse: “A minha família teve um papel fundamental para que eu conseguisse chegar até aqui. Sempre nos momentos mais difíceis e estressantes da graduação todos estavam ali para dar o maior apoio”. Ainda destacou que seus pais e os irmãos nunca mediram esforços o apoiando moralmente e financeiramente. “Devo tudo isso a eles”, afirmou.

Pedi que Paulo Ricardo deixasse uma mensagem aos alunos do ensino médio que estão vivendo este momento de escolhas para ingressar numa faculdade. “Aos amigos do ensino médio que hoje estão a um passo do ingresso no nível superior digo-lhes que sigam firme em busca de seus objetivos, mas que nunca fechem totalmente as portas para novas oportunidades”, disse Paulo Ricardo.
Agradeço ao nosso Advogado Paulo Ricardo pela disponibilidade em compartilhar um pouco da sua trajetória acadêmica conosco. Sua história é muito inspiradora e o nosso município ganha com a formação deste profissional que já está atuando em nossa terrinha. 
http://www.ubuntunoticiasce.com.br/2017/08/ubuntu-noticias-oferecimento.html

Um comentário:

  1. Bela história. Lembro dele nos corredores do estadual.. parabéns pela sua trajetória e sua grandiosa vitória..

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário mais seu nome completo e localidade! Sua interação é muito importante!