02/06/2018

Conheça a história de Natália Henrique Fonseca graduanda em Enfermagem pela URCA

Lucélia Muniz
Ubuntu Notícias, 02 de junho de 2018
Forte é aquele que não desiste dos seus sonhos, mesmo com tantas dificuldades no caminho.
Natália Henrique Fonseca reside no Sítio Latão no município de Santana do Cariri-CE. Ela que está aguardando sua formatura e já é concludente do Curso de Enfermagem pela Universidade Regional do Cariri – URCA. Natália é a filha do casal Expedito Henrique de Oliveira e Joana D'arc Fonseca.

Ela entrou em fevereiro de 2013 no Curso de Enfermagem da URCA. Sempre foi estudante de escola pública. Fez o ensino fundamental no colégio do Sítio Latão na Escola Municipal Joaquim Pinheiro de Meneses onde cursou até a quarta série. Na Escola Municipal Geraldo Rodrigues Dumont de  Araporanga cursou da quinta até o nono ano. E fez o ensino médio na Escola Adrião do Vale Nuvens em Santana do Cariri.
Em Nova Olinda entrou no Pré-Vest da EEM Padre Luís Filgueiras já almejando ingressar na faculdade. Foi muito importante, porque eu não me sentia preparada só com o que eu estudava no colégio regular, por mais que eles tentassem, não conseguia focar completamente no vestibular e no Enem”, disse Natália. Para a mesma este momento foi um “divisor de águas”. “Tudo o que eu aprendi lá, caiu na prova, até hoje eu lembro como fiquei impressionada com isso”, enfatizou. Natália disse que sua família não tinha condições de pagar um cursinho particular e foi na escola pública onde encontrou uma solução para dá continuidade a seus estudos.
Sobre a escolha do curso na hora de entrar na faculdade, a mesma disse que sempre quis uma formação na área da saúde. “Eu pensava em Medicina, mas quando cheguei no ensino médio que comecei a estudar para o Enem, eu percebi que não seria possível, por que a concorrência era muito grande e eu não tinha como pagar um cursinho particular pra me preparar”, afirmou.

Daí ela começou a pensar em Enfermagem ou Odontologia. “Eu fiz o Enem e consegui Odontologia pelo ProUni na Unileão, mas conversando com alguns amigos, eu vi que mesmo sendo pelo ProUni eu não teria condições financeiras de pagar pelos materiais necessários durante o curso”, disse.

Natália ainda passou para Agronomia pelo Sisu na UFCA, mas não chegou a fazer a matrícula, porque não era o que queria. Então fiz o vestibular de Enfermagem pra URCA e passei. Fiquei muito feliz e hoje não me vejo em outra profissão”, concluiu.
Sobre a participação da sua família em sua formação, Natália falou que são a base de tudo. “Meus pais sempre me apoiaram e me incentivaram a estudar. Eu precisei ir morar no Crato e meu pai não mediu esforços para pagar tudo pra mim e minha mãe nunca me cobrou nem que eu a ajudasse nas tarefas domésticas, sempre me diziam pra estudar”, disse.  Para ela, seus pais são fundamentais e sem os mesmos não teria conseguido se formar, pois estes sempre estiveram ao seu lado.

Indaguei sobre o sentimento dela diante desta conquista e realização. “De felicidade e gratidão. Eu estou muito feliz por ter conseguido realizar esse sonho, mesmo diante de todas as dificuldades que passei, porque nunca foi fácil. Eu sofri muito bullying, andei muito a pé pra ir pra escola, dormia pouco pra estudar muito, abdiquei de festas e saída com os amigos, mas tudo isso valeu a pena pra sentir a felicidade que sinto hoje”, respondeu. Ela disse que está realizada e aproveitou para dizer que é grata a todos que a ajudaram a seguir em frente e a realizar este sonho.
Sobre as escolhas, as dúvidas que aparecem durante o ensino médio na hora de escolher um curso para ingressar na faculdade, Natália deixou o seguinte recado: “Bem, primeiro eu diria que escolhessem a partir do que realmente gostam de fazer e não pelo o que a sociedade ou a família impõe. E depois que estudassem bastante, dedicassem pelo menos o terceiro ano do ensino médio só para os estudos”. Ela ainda enfatizou que o mais importante é não desistir jamais dos sonhos por mais que seja difícil. “No final sempre valerá a pena”, concluiu.

Aproveito esta matéria para parabenizar Natália e sua família por esta conquista! E, que muitos que possam estar lendo está matéria busquem inspiração para sempre dá um passo adiante em busca de seus sonhos! 
http://www.ubuntunoticiasce.com.br/2017/08/ubuntu-noticias-oferecimento.html

Um comentário:

  1. Parabéns minha linda muito sucesso para vc mesmo longe vir seu esforço para consegui seguir em frente e não enfraquecer parabéns Natália

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário mais seu nome completo e localidade! Sua interação é muito importante!