24/01/2018

Conheça Morro de São Paulo na Bahia!

Lucélia Muniz
Ubuntu Notícias, 24 de janeiro de 2018
Morro de São Paulo está situado a 60 quilômetros ao sul da capital baiana Salvador. Faz parte de um arquipélago de 26 ilhas, apenas três delas habitadas. É distrito do município de Cairú, ilha do arquipélago de Tinharé que tem conexão com o continente.
No dia 18 de janeiro de 2018, de férias, conheci Morro de São Paulo na Bahia e nesta postagem quero compartilhar um pouco do que pude curtir durante quatro dias. Dentre as alternativas de se chegar a este local fomos de ônibus até Valença e de lá pegamos um barco que leva cerca de 45 minutos para chegar ao Morro.
Morro tem quatro praias e duas ruas principais por onde circulam turistas brasileiros e de outros países. Numa localidade projetada para o turismo, praia, mar, pontos históricos e a cultura fazem de tudo isso o grande atrativo deste paraíso bahiano. Além das praias de Morro de São Paulo, na mesma ilha existem outras praias, são elas Porto de Cima, Porto da Pedra, Gamboa do Morro, Garapuá e Pratigi.
O Forte e o Farol que se projetam logo à primeira vista são marcas do processo de colonização de nosso país saltando aos olhos sua grandiosidade diante da imensidão do mar. 
O índio da Tribo Pataxó ainda nos encanta com seu artesanato feito de matéria-prima natural trajando suas vestes típicas.
Vale à pena conhecer a história desse lugar e seus monumentos históricos construídos nos séculos XVII e XVIII.  A Fortaleza de Tapirandú de Morro de São Paulo e seu Pórtico foram construídos para evitar invasões holandesas e proteger a Baía de Todos os Santos no período Brasil Colônia.  A Fonte Grande para o abastecimento de água para os moradores e prisioneiros. Na época de sua construção foi considerado um exemplo de tecnologia.
A Igreja Nossa Senhora da Luz que tem o nome da padroeira do local é responsável por manter viva a fé católica ao longo dos séculos neste vilarejo.
Nas ruas, pousadas e restaurantes se combinam ao convite às piscinas naturais de águas transparentes e a ausência de transportes preenchem às ruas com pessoas numa ida e vinda constante em busca de curtir às belezas deste local.
Morro de São Paulo agrada a todos visitantes do mundo todo. É o lugar ideal para todos os tipos de turistas, os que gostam de sossego e de badalação, os que querem pousadas econômicas ou o conforto de eco resorts, para os que gostam do dia e da noite. O Morro de São Paulo agrada todas as tribos porque lá você pode ter as férias do jeito que você quer.

Um comentário:

  1. Morro de São Paulo é um lugar incrível, tranquilo, cheio de lindas praias...Vale a pena conhecer e não custa caro, tem opções de pousadas mais baratas e casas para alugar. Eu moro aqui na ilha, trabalho com alugueis, imoveis e turismo...Tenho um site e um blog que estou começando sobre Morro, entrem em contato lá e vai ser um prazer poder ajudar mais gente a vir conhecer esse paraíso. Acesse: https://www.imoveisdomorro.com.br

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário mais seu nome completo e localidade! Sua interação é muito importante!