01/11/2016

Santana do Cariri perde seu ilustre conterrâneo, o Dr. Plácido Cidade Nuvens

Na manhã desta terça-feira, dia 1º de novembro, o professor e ex-reitor da Universidade Regional do Cariri (URCA), Plácido Cidade Nuvens veio a óbito aos 73 anos de idade. Ele estava internado no Instituto do Câncer do Ceará, em Fortaleza, lutando contra um câncer nos rins.

Sobre o Dr. Plácido
Plácido Cidade Nuvens nasceu em 1943 na cidade de Santana do Cariri. Após concluir o Ensino Médio no Seminário São José, no Crato, mudou-se para Fortaleza, onde concluiu o curso em Licenciatura Plena em Filosofia. Sua preparação rendeu-lhe uma bolsa de estudos na Universidade Gregoriana em Roma, onde estudou Teologia e Sociologia. Em Roma também obteve o título de doutor em Ciências Sociais.
No retorno ao Brasil, desenvolveu trabalhos de promoção humana da Fundação Padre Ibiapina, braço social da Diocese do Crato.
De 1983 a 1989 foi prefeito de Santana do Cariri, onde fundou o Museu de Paleontologia de Santana do Cariri, posteriormente doado à Universidade Regional do Cariri. A criação do museu lhe rendeu diversas homenagens, como o Troféu Sereia de Ouro do Sistema Verdes Mares e o nome de uma espécie de dinossauro descoberta na chapada do Araripe, o Santanaraptor placidus.
Plácido Nuvens foi coordenador do curso de Direito e vice-reitor entre os anos de 1996 e 2003. Entre 2007 e 2011, exerceu o cargo de reitor da URCA.

Em nota de pesar o Governador do Estado do Ceará – Camilo Santana - lamentou a morte do professor e sociólogo Plácido Cidade Nuvens, ex-reitor da Universidade Regional do Cariri (URCA).

O Professor e Escritor Sandro Cidrão também externou sua solidariedade aos familiares de Dr. Plácido nas redes sociais: O professor Plácido Cidade Nuvens - pelo conjunto da sua obra que é exemplar e edificante - tornou-se um semeador de sabedoria, de livros e educação. Um orgulho para sua família e para as famílias santanenses. Por isso ao finalizar as minhas singelas palavras gostaria de externar com tristeza, meu sincero pesar por essa perda irreparável, e elevar minha palavra de conforto a todos os seus familiares.

Um comentário:

Deixe seu comentário mais seu nome completo e localidade! Sua interação é muito importante!