09/03/2016

Elas por Eles com Pedro Virgínio

Pedro Virgínio Pereira Neto
Cratense, graduado em História e pós- graduado em Psicopedagogia, Professor, residente no município do Crato-CE.
ENTREVISTA nº 10
Lucélia Muniz - Dentro do contexto atual, na sua opinião, quais as principais conquistas alcançadas pelas mulheres?
Pedro Virgínio - As principais conquistas alcançadas pelas mulheres foram em relação à conquista do direito de inserir-se no universo profissional e de representação política, decorrentes de um reconhecimento ampliado da igualdade humana entre homens e mulheres, expressa na legislação dos países democráticos.

Lucélia Muniz - Em pleno século XXI, quais situações ainda são enfrentadas pelas mulheres? Seja na questão de gênero, na falta de políticas públicas e/ou no contexto socioeconômico.
Pedro Virgínio - Um dos aspectos mais alarmantes que permanece vivo, numa escala considerada ainda alta, é o fato de mulheres serem vítimas de violência doméstica e física por parte de seus companheiros. A mulher também vista e apresentada (inclusive pela mídia televisiva) como objeto de consumo perpetua as atitudes machistas dominantes no passado, só que com nova roupagem. O pior de tudo é que um número significativo de mulheres veem isto como uma forma de valorização.

Lucélia Muniz - E como a Educação pode ser usada como uma “arma” no combate a estas situações?
Pedro Virgínio - Só a educação em sentido amplo e crítico pode contribuir para uma sociedade igualitária, justa, livre e equilibrada. A educação como antídoto contra os pré-conceitos que geram as discriminações. Só a educação pode preparar a mulher para ser livre sem, contudo, deixar-se dominar por ideologias pretensamente libertadoras. Ao homem, pela reflexão, estudo e observação é dado perceber a mulher como sua igual, detentora de habilidades e qualidades humanas elevadas, uma vez que também ela é feita imagem e semelhança do criador, sendo portadora da mesma dignidade.

Lucélia Muniz - Neste Dia Internacional da Mulher, no mês de março, qual Mulher você gostaria de homenagear em nome de todas? Por que? 
Pedro Virgínio - A imagem da Homenageada é da minha esposa: Célia Maria da Silva. Quero homenageá-la pela sua atitude de companheirismo durante quase 20 anos de convivência. Por ser uma ótima mãe, uma artista na culinária e minha incentivadora. A homenageio por que com ela realizei as principais expectativas da minha juventude. Com ela atravessei momentos difíceis e superamos. Quero desejar sobre ela as bênçãos de Deus em forma de luz e sabedoria. 

0 comments:

Postar um comentário

Deixe seu comentário mais seu nome completo e localidade! Sua interação é muito importante!