07/06/2015

Biografia do Mestre Espedito Seleiro

Espedito Veloso de Carvalho nasceu numa sexta-feira, próximo ao meio dia, em 29 de outubro de 1939, na Fazenda Poço do Novilho, em Arneiroz, Sertão do Inhamus cearense. Filho do seleiro de Nova Russas Raimundo Pinto de Carvalho e Maria Pastora Veloso.
Em 1947, com oito anos de idade, realizou seu primeiro trabalho como seleiro, fazendo de presente uma malinha de couro cru para sua mãe guardar as joias.
Chegou em Nova Olinda, no Sítio Umburana, fugindo da seca, com 11 anos de idade, junto com sua família de dez irmãos pra trabalhar com gado e lavoura.
Em 1960, com 21 anos, casou-se com Francisca de Brito Carvalho, com quem teve nove filhos. Seis sobreviveram.
Em 1992, com a restauração da Casa Grande de Nova Olinda e a vinda de turistas para a cidade, Espedito Seleiro transformou seu ofício em obra de arte ao unir o design do vaqueiro ao do cangaço, ganhando assim o reconhecimento das passarelas da moda brasileira.
FONTE:
Memorial Espedito Seleiro/Museu do Ciclo do Couro

2 comentários:

  1. Parabéns pela iniciativa, que é valorizar a cultura local, as pessoas locais que contribuem para enriquecer a cultura da cidade.

    ResponderExcluir
  2. Quero muito conhecê-lo!!! Será uma honra. Parabéns CEARÁ !!! terra de gente talentosa e valente. Estou feliz em esta morando em Fortaleza CE. Grande abraço.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário mais seu nome completo e localidade! Sua interação é muito importante!