20/01/2015

Passeio de barco ao cânion do Xingó (Rio São Francisco)

Um dos passeios mais bonitos do Sergipe é o de catamarã pelo rio São Francisco. O ponto de partida é a cidade de Canindé, a 200 quilômetros de Aracaju. 
No dia 18 deste mês tive a oportunidade de conhecer este belíssimo lugar, através do roteiro turístico da WL Turismo onde estava incluso a visita ao cânion do Xingó.
O passeio a bordo da catamarã pelo cânion tem duração de três horas: uma hora para ir, uma hora destinada ao banho no rio e, uma hora para retornar. 
Os catamarãs saem do porto localizado em frente ao Restaurante Karrancas.  

Com a construção da barragem da Usina Hidroelétrica de Xingó no Rio São Francisco, deu-se a origem do cânion, formado por um vale profundo, com 65 quilômetros de extensão, 170 metros de profundidade e largura que varia de 50 a 300 metros. 

O visual é muito bonito, com rochas de granito avermelhado e cinza na encosta, além das diferentes espécies de aves e répteis na caatinga, vegetação do local. 

Através dos catamarãs se tem variadas opções de passeios náuticos no lago de Xingó, que possui as mais belas paisagens do Cânion do Rio São Francisco, sendo o quinto maior do mundo e o maior em extensão navegável, possui águas verdes e transparentes. As rochas das encostas são de granito avermelhado e cinza.

Curiosidade
O Nordeste brasileiro foi o destino de uma equipe para as gravações das cenas da novela Cordel Encantado que se passavam no sertão que abrigava Brogodó. Em março de 2011, a equipe esteve nos municípios de Canindé do São Francisco, em Sergipe, e Olho d’Água do Casado, em Alagoas, gravando cenas da novela. O cânion do Xingó, no Rio São Francisco, foi o lugar escolhido pela equipe de direção para ambientar a primeira fase da trama.

3 comentários:

  1. Esta publicación es muy informativa y es una muy buena información sobre el tema en mi mente. Es la primera vez que visito su blog, pero quedé muy impresionado. Sigue publicando ya que voy a leerlo todos los días. Registro neerlandés de yates

    ResponderExcluir
  2. Belo artigo, que você compartilhou aqui sobre a viagem de barco. Seu artigo é muito interessante e gostei de compartilhar sua experiência neste post. Obrigado por compartilhar este artigo aqui. Venda de Barco e Acessórios

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário mais seu nome completo e localidade! Sua interação é muito importante!