terça-feira, 2 de dezembro de 2014

IX Encontro Mestres do Mundo

IX Encontro Mestres do Mundo
Caminhos, Afetos e Saberes
A programação do IX Encontro Mestres do Mundo aconteceu no período de 21 a 29 de Novembro de 2014.
No dia 28 de Novembro aconteceu uma Terreirada (a Cultura bate à porta) com apresentações voltadas para homenagear o Mestre Espedito Seleiro em Nova Olinda.
Dentre as apresentações assistimos ao Show da Banda Cacimba de Aluá (forró pé de serra). As letras do rei do baião Luiz Gonzaga foram revividas por este grupo cearense no terreiro do Mestre Espedito Seleiro, em Nova Olinda.
E, ainda assistimos a apresentação da Vaqueira  e Aboiadora Dina Maria Martins Lima (de Canindé):
Vaqueira e aboiadora desde os 14 anos, Dina já virou inspiração para filmes, cordéis, livros e matérias jornalísticas. Fundou a Associação dos Vaqueiros e Aboiadores do Sertão Central, com sede em sua cidade, Canindé, e a preside desde a sua fundação. Dona Dina tornou-se a maior incentivadora dos costumes e tradições do vaqueiro no Ceará, seja através da Associação ou de sua luta individual.
Um encontro de gerações em forma de repente!
O jovem repentista Marlon Torres, do Crato, se apresentou junto ao Mestre Bule Bule, da Bahia. Eles tocaram juntos pela primeira vez e Marlon também traduziu em versos sua admiração por Seu Espedito Seleiro:
A arte de Espedito nasce do seu coração
Seleiro por profissão desde o tempo de rapaz
Ganhou o título de mestre por que tem credenciais
E o mundo se enche de cores com as peças que ele faz”.
A terreirada na calçada do Mestre Espedito Seleiro contagiou toda a rua, das crianças aos idosos, com as cores e sons do Pastoril Municipal de Dona Angelina Umbelina, de Nova Olinda.
Hoje com 75 anos, Seu Espedito Seleiro é Mestre da Cultura conhecido internacionalmente pelas peças que confecciona, inspiradas nas vestimentas dos antigos cangaceiros. Artesão desde menino, aprendeu seu ofício muito cedo, vendo o pai trabalhar no roçado. Atualmente, ele atua também na organização do Museu que será construído em nosso município, com o objetivo de contar a história do gado e do couro em Nova Olinda.
A realização da terreirada contou com o Apoio da Secretaria de Cultura e Turismo de Nova Olinda.

0 comentários:

Postar um comentário

Grata pelo comentário! Volte sempre! :)