13/08/2012

13 DE AGOSTO – DIA DO ECONOMISTA!


Compreender de que forma as sociedades usam seus recursos materiais e humanos, com vistas a produzir e distribuir bens e serviços, é o trabalho do economista, que atua basicamente em duas áreas: na macro e na microeconomia.
Na macroeconomia, esse profissional se dedica às atividades e relações econômicas e financeiras internacionais de um país, de uma região ou de uma comunidade. Trata da política econômica, de distribuição de renda, gastos e investimentos públicos e relaciona a situação do mercado com a economia como um todo.
Na microeconomia, que diz respeito ao desenvolvimento e à viabilidade da indústria e do comércio, o economista orienta o planejamento econômico e financeiro do negócio, controlando gastos e custos e fazendo previsões sobre os nichos do mercado.
Se você pensa que para fazer tudo isso o economista precisa apenas de números, está muito enganado. Além dos dados e estatísticas que fundamentam seu trabalho, o bom profissional dessa área deve ter conhecimentos de história, sociologia e política. O curso de Ciências Econômicas exige muita leitura e pesquisa. Portanto, é importante reforçar a idéia de que a economia é uma ciência humana, acima de tudo. 

Acesso em 13 de Agosto de 2012.

3 comentários:

  1. Lucelia,parabens a todos os econistas!Vc faz uma linda e merecida homenagem!bjs e bo a semana!

    ResponderExcluir
  2. Olá Xará!
    Passando para conhecer o blog, ler, ver, seguir e votar no TOPBLOG 2012.
    Gostei!
    Só em ver o PT e a Dilma por aqui, é demais!
    Depois te sigo nas redes.
    Beijão e sucesso.
    Fui!

    ResponderExcluir
  3. Valeu pela atenção pessoal!
    Quanto a postagem sobre o Dia do Economista não poderia deixar de compartilhar, pois sou Formada em Ciências Econômicas! Uma semana abençoada! Bjs

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário mais seu nome completo e localidade! Sua interação é muito importante!