29/05/2012

Abacaxi ornamental (Ananas bracteatus)


Bromélia muito rústica, de folhagem e frutos ornamentais. As folhas são verdes, alongadas e com espinhos nas bordas e os frutos são avermelhados. No entanto há algumas variedades, com folhagem de cores e tonalidades diferentes, a mais conhecida é a variegada de branco-creme, a \”Striatus\”.
Dada a sua agressividade, o abacaxi-ornamental é muito utilizado para delimitar áreas ou canteiros que não devem ser invadidos por pessoas ou animais. Pode ser plantado isolada, em composições, em grupos ou como bordadura.
Devem ser cultivados à meia-sombra, em solo fértil, leve e enriquecido com matéria orgânica, com regas regulares. Não é tolerante ao frio e às geadas. Multiplica-se por divisão da touceira e pelas mudas formadas na coroa do fruto. Utilize sempre luvas grossas para manipular esta planta.
Imagem de uma planta do abacaxi ornamental que ganhei de presente a mais de um ano numa Confraternização na EEFM Padre Luís Filgueiras em comemoração ao Dia do Professor.

2 comentários:

  1. Valeu a partilha amiga " Lucélia Muniz França" pelas imagens do Abacaxi Ornamental, pois levei para o meu Blog: Vote em Mim:Blog Eleitoral Di Gratís, para reflexão de todos ok!

    ResponderExcluir
  2. Olá Charles Netto,
    Obrigada por citar uma postagem de meu Blog!
    O texto da postagem é do Blog “Fruta e Jardim”, mas as fotografias são minhas! Eu tenho essa planta em casa, ganhei de presente numa Confraternização de Professores da EEFM Padre Luís Filgueiras de Nova Olinda-CE! Adorei seu Blog... Parabéns pelos trabalhos que desenvolve aqui na Blogosfera! Um grande abraço! Uma semana abençoada!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário mais seu nome completo e localidade! Sua interação é muito importante!