23/05/2012

24 de Maio - Dia Nacional do Café

O café durante muito tempo foi o principal produto agrícola do Brasil. Ainda hoje é um produto bastante representativo na produção agrícola. O Brasil é o maior exportador de café do mundo!
O café é de origem Africana e foi trazido para o Brasil pelo Sargento-mor Francisco de Melo Palheta no início do século XVIII. Você nunca ouviu falar de café Palheta? Rapidamente o café espalhou-se pelas terras do Paraná, Minas gerais, Goiás e Rio de Janeiro.
Mas foi nas terras férteis de São Paulo (conhecido como 'terra roxa') que o café mostrou todo o seu potencial econômico. Já em meados do século XIX, o estado estava entre os primeiros produtores do país. Os "Barões do café", donos das grandes fazendas de café, além de deterem poderes econômicos, ocupavam cargos importantes na política brasileira. Pergunte a sua professora o que foi a política do "café com leite"?!
Durante muito tempo o nosso cafezinho ficou esquecido. Mas de dez anos para cá, os produtores se uniram e revitalizaram a bebida. O que antes não tinha muita opção, hoje conta com muitas variedades como: forte, suave, orgânico, torrado, moído, solúvel e etc. Além disto, surgiu uma quantidade enorme de cafeterias, revitalizando o hábito de tomar um cafezinho! Viva o nosso café conhecido e apreciado mundialmente! 

Acesso em 23 de Maio de 2012.

Quero dedicar esta postagem as minhas amigas que sabem que adoro tomar uma “bicada” de café, no meu jeito de falar, ou seja, tomar uma xícara de café. Dedico a Ivany do Carmo, Ana Fábia Barbosa, Andréia Teles, Antonia Veloso e Marcelina que faz o melhor café da EEFM Padre Luís Filgueiras. A vocês um Abraço!  

Ops...
Também vou deixar aqui o link de dois Blogs que tem tudo a ver com o assunto:
- Blog Cheirinho de Café:
- Blog Receitas com Café:


Recados para Orkut

6 comentários:

  1. Quantas coisas boas aconteceram em torno daquela mesa: muitas risadas, reflexões, compartilhamentos,planejamentos, união, mas os melhores momentos sempre foram marcados com as famosas "bicadas" de café.Desses não nos esqueceremos nunca.Obrigada amiga pela lembrança. Gosto demais de você. Um forte abraço.
    Ivany

    ResponderExcluir
  2. Ivany,
    É uma honra tê-la aqui em meu Blog!!! Agradecida pelas palavras e pelo carinho!!!

    ResponderExcluir
  3. Oi amiga!
    Obrigada por dedicar esse cafezinho, hoje tomarei todos os cafezinhos em sua homenagem.Estamos precisando tomar um cafezinho juntas.

    Um cheiro pra vc.

    Antonia Veloso

    ResponderExcluir
  4. Pois é... vamos marcar qualquer hora dessas!!! Um forte abraço Antonia!

    ResponderExcluir
  5. Olha menina, isso me deu uma vontade de tomar auqle cafe em sua companhia... Saudades.

    ResponderExcluir
  6. Pois é... um bom café numa roda de amigos, de preferência a noite, num sítio, podendo apreciar as estrelas... é algo mágico. Valeu pela visita ao meu Blog! Bjs

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário mais seu nome completo e localidade! Sua interação é muito importante!