20/11/2011

Savana Africana, Seringuete


 Savana Africana são grandes extensões de terra na África de vegetação herbácea de forma contínua raramente interrompida por capões de arbustos e árvores menores. A savana tem um ecossistema particular devido às secas prolongadas, que podem ter uma duração de até dez meses, com elevadas temperaturas e umidade do ar desértico. Quando chega a estação das chuvas, devido às suas características, o crescimento da vegetação é extremamente acelerado, chegando as gramíneas até a altura de trinta centímetros, as árvores até quatro metros e os arbustos até um metro e meio. Ao cessar das chuvas, a vegetação rasteira seca com a mesma rapidez de seu crescimento, fornecendo palha de fácil combustão, desta forma favorecendo a ocorrência de incêndios espontâneos ou por ação humana, as queimadas.
A savana se localiza na região fronteiriça entre a floresta mais densa (estepe) e o deserto nos trópicos, ocupando uma faixa bastante grande do continente africano de leste a oeste, do Sudão aos Grandes Lagos. A fauna da savana africana é composta por mamíferos herbívoros de grande porte, como o búfalo, a girafa, o rinoceronte e o elefante, mamíferos herbívoros,como a zebra, o impala, o gnu e o antílope, mamíferos felinos predadores, como o leão, o leopardo e o guepardo, mamíferos canídeos, como o mabeco e chacal, aves, como o falcão, a águia, o abutre e o avestruz.
As savanas da África são típicas deste tipo. Uma das mais famosas é o Serengueti que fica na área leste da África, próximo à Etiópia.
O Parque Nacional de Serengueti é um parque de grandes dimensões, cerca de 13.000km², no norte da Tanzânia, África. Ele é famoso pelas migrações anuais de gnus, zebras e gazelas que acontecem de maio a junho.

No Parque vivem mais de 35 espécies de grandes mamíferos como leões, hipopótamos, elefantes, leopardos, rinocerontes, girafas, antílopes e búfalos. O parque também possui hienas, chitas, macacos, além de mais de 500 espécies de pássaros.
Serengueti, na linguagem da tribo dos masai, a Maa significa "imensas planícies". Essa tribo vive nas dependências do parque e adjacências e parte do Quênia.

Acesso em 17 de novembro de 2011.

2 comentários:

Deixe seu comentário mais seu nome completo e localidade! Sua interação é muito importante!