06/07/2011

Christine Lagarde torna-se a primeira mulher a assumir a Direção do FMI



A ministra das Finanças francesa Christine Lagarde foi designada diretora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), sucedendo ao também francês Dominique Strauss-Kahn. A escolha de Lagarde, 55 anos, foi divulgada por um comunicado do organismo, divulgado nesta terça-feira.

Na nota informativa, o FMI referiu que o conselho de administração do organismo escolheu Lagarde, mas sem precisar se a decisão foi por unanimidade. Lagarde é a primeira mulher a assumir a direção-geral do FMI.

Lagarde sucederá na liderança do FMI, ao também francês Dominique Strauss-Kahn, que se demitiu depois de ser alvo de acusações de agressão sexual contra uma criada de quarto de um hotel nova-iorquino.

Presença inconfundível, com um discurso acutilante e um estilo aplaudido como distinto, elegante e chique, Lagarde é considerada a figura política francesa mais reconhecida na arena internacional a seguir ao Presidente, Nicolas Sarkozy.

Natural de Paris, 55 anos, Lagarde tem acumulado vários títulos de "primeira mulher a...", incluindo nas funções que atualmente desempenhava no governo francês. Foi a primeira mulher a tutelar a pasta da Economia e Finanças não apenas em França mas em todos os países do G8.

Na grelha específica de critérios usados em França, uma das qualidades de Lagarde mais enaltecidas pela imprensa e pelos seus pares é o seu bom domínio da língua inglesa.

A primeira experiência de Christine Lagarde no mundo anglo-saxônico aconteceu aos 17 anos, após a morte do pai, quando viajou para os Estados Unidos para aperfeiçoar o seu inglês durante um ano.

Lagarde voltou a França para terminar uma licenciatura em Direito em Paris e uma pós-graduação em Ciência Política em Aix-en-Provence. Em 1981, regressou aos Estados Unidos, para o escritório internacional de advogados Baker & McKenzie, especializado em direito laboral e em fusões e aquisições. Dezoito anos depois, tornou-se na primeira mulher a ocupar a direção da firma.

Christine Lagarde foi nomeada em 2005 para a pasta do Comércio e, dois anos depois, Nicolas Sarkozy escolheu-a para assumir a tutela da Economia e Finanças. Em 2009, o diário Financial Times considerou-a a melhor ministra das Finanças na Europa.

Nos últimos anos, Lagarde recolheu mais aplausos entre os parceiros internacionais de França ao assumir a liderança de negociações, nomeadamente no seio do G20, de que Paris detém atualmente a presidência.

FONTE: http://www.expressodasilhas.sapo.cv/pt/noticias/detail/id/25655

Acesso em 06 de julho de 2011.

Um comentário:

  1. Obrigada Professor pela dica!!! Estou lhe encaminhando um e-mail solicitando material. Grande Abraço!!!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário mais seu nome completo e localidade! Sua interação é muito importante!