11/10/2010

Em 2009 - Prêmio Nobel de Economia vai para uma mulher pela primeira vez na História



Os americanos Elinor Ostrom e Oliver Williamson ganharam o Prêmio Nobel de Economia 2009 por seus trabalhos sobre a governança econômica. A dupla estuda a forma como as decisões são tomadas fora dos mercados, nos quais muitos economistas focam.

Elinor é professora da Universidade Indiana em Bloomington e primeira mulher a vencer o prêmio desde 1968, ano de início da premiação. Ela é também a quinta mulher a receber o Nobel só neste ano, um recorde.

O trabalho da professora Elinor Ostrom desafia a tradicional teoria da “tragédia dos comuns”, que afirma que o meio ambiente é destruído porque os homens de negócios consideram apenas os lucros e custos privados ao tomarem decisões que têm impacto sobre os bens públicos e os direitos difusos.

Para a teoria tradicional, é necessário que o governo imponha impostos ou taxas para reduzir os custos sociais dos investimentos privados. Esses teóricos se basearam na experiência de fazendas em países comunistas ou na degradação do meio ambiente para sustentar suas teses.

Elinor não refuta esses argumentos, mas afirma que os recursos naturais são protegidos sem a necessidade de intervenção governamental ou da Justiça. Ela demonstrou que a administração comum dos recursos naturais levou a resultados muito melhores do que os previstos pela teoria tradicional, principalmente quando a própria sociedade se encarregou de estabelecer regras para a gestão das riquezas.

O Nobel de Economia, que na realidade se chama Prêmio de Ciências Econômicas em memória de Alfred Nobel, foi adotado em 1969 pelo Sveriges Riksbank (Banco da Suécia), que financia o prêmio, é concedido pela Real Academia Sueca de Ciências e tem a mesma premiação financeira que os outros.

FONTE:

http://economia.uol.com.br/ultnot/2009/10/12/ult4294u3032.jhtm

http://portalexame.abril.com.br/economia/premio-nobel-economia-vai-mulher-pela-primeira-vez-505117.html

http://www.nominuto.com/noticias/mundo/mulher-recebe-premio-nobel-de-economia/39887/

0 comments:

Postar um comentário

Deixe seu comentário mais seu nome completo e localidade! Sua interação é muito importante!