28/07/2010

Ponte Metálica em Fortaleza-CE


A Ponte dos Ingleses, popularmente conhecida como Ponte Metálica, tem uma longa história de fascínio sobre a população de Fortaleza e sobre os seus visitantes. Nenhuma outra área da cidade possui um carisma tão especial quanto esta. Nenhum outro espaço da cidade mantém uma relação de tanta cumplicidade com os poetas, boêmios e insubmissos de Fortaleza quanto esse bucólico recanto à beira mar. Essa relação de afetividade foi consolidada através de décadas de convivência carinhosa.

Sua construção teve início em dezembro de 1902 e se prolongou por quatro longos anos, passando a servir, até 1940, de viaduto de embarque e desembarque de passageiros e de cargas na capital cearense. Isto quer dizer que ela desempenhou a importante função de porto marítimo até a construção do porto do Mucuripe, no início dos anos 40. Com a sua desativação, a gigante e bela Ponte Metálica assumiu uma outra grande e significativa vocação: ela passou, a partir de então, a ser o ponto de encontro preferido dos jovens, artistas e boêmios, que para ali convergiam para contemplar o por do sol mais bonito da cidade, para namorar, para pescar descomprometidamente com o resultado da pescaria, para estimular sua sensibilidade poética ou simplesmente para usufruir do seu saboroso aconchego. Nesse lúdico e democrático espaço de conivência havia sempre lugar para todos.

Essa tradição foi se consolidando durante os anos. Em Fortaleza, por muito tempo, falar em boemia, poesia ou espaço bucólico era falar de Praia de Iracema, com o seu velho e aconchegante Estoril. Era falar do seu símbolo maior: a Ponte Metálica.

FONTE: http://www.cearacultura.com.br/turismo/ponte.htm

Acesso em 28 de julho de 2010.

FOTO: José Humberto Oliveira

0 comments:

Postar um comentário

Deixe seu comentário mais seu nome completo e localidade! Sua interação é muito importante!