19/03/2010

Corte do Calcário Laminado


O calcário é um mineral encontrado em abundância no município de Nova Olinda, a extração desenvolve-se por processo de garimpagem, onde os trabalhos, tanto de lavra, quanto de beneficiamento, são realizados em condições ainda um pouco precária, mesmo diante a implantação de máquinas e equipamentos que tem ocorrido nos últimos anos.

O calcário laminado é um produto pós-beneficiamento, regionalmente e comercialmente conhecido como pedra cariri. Dada a sua versatilidade, a pedra cariri é utilizada sob diversas formas: como matéria-prima na fabricação de cimento em pó; como pedra bruta em alicerces de construções; em forma de lages ou placas para revestimento de pisos e paredes; em produtos de cantaria tipo mesas, pias, soleiras etc.; além de aproveitada no artesanato local. A indústria de beneficiamento no município é composta por pequenos e microempresários que conduzem a atividade de forma rudimentar.

(Trecho da Monografia de Francisco Flávio Pereira Barbosa - NOVA OLINDA: POTENCIALIDADES TURÍSTICAS E SEUS REFLEXOS NA ECONOMIA)



2 comentários:

Deixe seu comentário mais seu nome completo e localidade! Sua interação é muito importante!